Quando o assunto é qualidade de internet, alguns termos se destacam, sendo estes os principais: latência, ping e velocidade. Embora sejam conceitos muito semelhantes, existem alguns pontos que os diferenciam, o que pode acabar gerando dúvidas para quem busca entender sobre esse assunto.
Para que você entenda de uma vez por todas o que é latência, ping e velocidade, a Algar preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre esses três nomes, incluindo o que os diferencia um do outro. Confira a seguir!
O que é latência na internet?
Sabe quando você está em chamada com alguém e aquilo que você fala só chega para a pessoa segundos depois? Esse tempo que leva para um dado percorrer o caminho entre seu dispositivo e o servidor que está enviando ou recebendo a informação é a latência.
Basicamente, latência é o “atraso” que você pode sentir em uma conexão de internet. Quanto menor a latência, mais rapidamente os dados chegam até você e, por consequência, mais fluida será sua experiência online, principalmente em atividades que exigem tempo real, como jogos e chamadas de vídeo.
O que significa ping?
O ping é uma ferramenta usada para medir a latência, ou seja, ele indica quanto tempo um pacote de dados leva para sair do seu dispositivo e voltar após alcançar o servidor. Quanto mais ágil é a comunicação entre seu dispositivo e o servidor, menor é o ping. Geralmente, sua medida é feita em milissegundos (ms).
Como o ping mede o tempo de resposta da conexão?
Para isso, ele envia um “pacote” de dados ao servidor e espera pela resposta. O ping, ou tempo de resposta, é a quantidade de tempo que leva para essa troca acontecer.
Um ping de 30ms a 50 ms é considerado excelente, permitindo transmissões mais rápidas, enquanto pings acima de 100ms são considerados muito lentos.
Velocidade da internet: como ela é medida?
Medida em megabits, Mbps, a velocidade de internet é a quantidade de dados que podem ser transferidos entre o seu dispositivo e a rede.
Essa taxa de transferência determina o quão rápido seu dispositivo recebe e envia informações, afetando diretamente atividades como navegação na web, streaming de vídeos, downloads e uploads.
A velocidade da internet pode ser dividida em duas categorias principais: download e upload. Continue lendo e entenda mais sobre a diferença entre esses dois termos.
Download e upload: entenda as diferenças
Download e upload são tipos de velocidade, ambos importantes para garantir uma navegação fluida. O download refere-se à velocidade com que você recebe dados da internet para o seu dispositivo, como assistir vídeos, baixar arquivos e aplicativos.
Já o upload se trata da velocidade para exportar dados para a internet, como enviar e-mails com anexos ou fazer o upload de vídeos para redes sociais.
Como esses fatores influenciam a qualidade da conexão?
Tanto a latência, como o ping e a velocidade, estão diretamente relacionados com a velocidade e qualidade da conexão. Para garantir uma experiência mais fluida, o ideal é uma internet que ofereça baixos níveis de latência e ping e uma alta velocidade de download e upload. Entenda mais sobre como esses fatores atuam:
Streaming e downloads rápidos dependem de velocidade
Para aqueles que têm o hábito de assistir programações em plataformas de streaming, baixar arquivos ou exportar arquivos com uma certa frequência, é fundamental uma internet rápida.
Para que o vídeo não trave durante a reprodução ou que o download não demore muito, é importante ter uma velocidade de conexão média de 25 Mbps, recomendada para assistir em 4K sem interrupções.